Gustavo Romano

Buenos Aires, Argentina, 1958.Vive em Madrid, Espanha
Diretor do projeto PSYCHOECONOMY!. Como curador é responsável pelo projeto NETescopio, o arquivo de arte digital do MEIAC de Badajoz. Eventos/Exposições: Museo Tamayo, Galería Ruth Benzacar, Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Galería 80m2, Centro Cultural Recoleta, Macdonald Stewart Art Centre, Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, Instituto de Cooperación Iberoanericano. Prêmio/Bolsas: John Simon Guggenheim Memorial Foundation Fellowship;  Fundación Telefónica, España; Fundación Konex; Bolsa da Fundación Antorchas; Prêmio Video XII, Buenos Aires,ICI de Video; Asociación Argentina de Críticos de Arte, Videoartista do ano; prêmio Leonardo, Museo Nacional de Bellas Artes, Argentina.


Ip Poetry 2006-2013ABRIR
A obra consiste na construção de poesia a partir da busca, em tempo real, de palavras na rede. Os textos encontrados se convertem em sons que a imagem de uma boca na tela vai transmitindo. O internauta pode participar ativamente da obra fazendo um registro e se cadastrando no site. É possível visualizar os textos já criados, em texto gráfico ou áudio, e acessar as mostras já realizadas com o trabalho. Funciona bem em PC, celular e tablet.

Azul, cielo y blanca 2007ABRIR
Utilizando a imagem gerada por uma webcam que fica apontada para o céu 24h, o artista coloca uma faixa de pixels branca no meio para que a composição fique visualmente próxima à da bandeira da Argentina. O resultado são bandeiras da Argentina em diferentes gamas de azuis que se alternam. O último registro em tempo real foi feito em 2008. Funciona bem em PC, celular e tablet.

Time notes house 2004ABRIR
O projeto implementa um novo sistema monetário que, em vez das convenções monetárias baseadas na acumulação de capital, utiliza unidades temporais como minutos, dias e anos. O site oferece “serviços” como oficinas de reintegração de tempo perdido e empréstimo de tempo, além de uma página de notícias sobre economia temporal. O internauta pode interagir com o trabalho escrevendo a respeito do tempo que perdeu e o que poderia fazer com ele.
Funciona bem em qualquer PC, celular ou tablet